Sobre O Auto da Floripes


SOBRE O AUTO DA FLORIPES

de Manuel Mozos e Joana Góis
Portugal, 2020 – 53 min

Complemento de O Auto da Floripes (1962), coedição DVD Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema / Centro Português de Cinematografia Cineclube do Porto (2020).


Rodado no verão de 1959 no Lugar das Neves, Viana do Castelo, e estreado em maio de 1963 no Cinema Trindade, no Porto, o filme da Secção de Cinema Experimental do Cineclube do Porto O Auto da Floripes é um registo ímpar do cinema português. Partindo de uma ideia original de Henrique Alves Costa, o filme é um documento visual e antropológico único da representação popular “O Auto da Floripes”, realizada ainda hoje no Lugar das Neves. Feito por cineclubistas e verdadeiros amantes de cinema, O Auto da Floripes é um exemplo rico da importância dos Cineclubes em Portugal no encontro de uma geração com o seu cinema. 

O projeto de restauro do filme da secção Experimental do Cineclube do Porto O Auto da Floripes resulta de uma parceria entre o Cineclube do Porto e a Cinemateca Portuguesa com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O complemento Sobre o Auto da Floripes foi filmado por José Alberto Pinto e por Brígida Velhote e Sandra Mesquita e montado em agosto de 2020 por Manuel Mozos e Joana Góis. Inclui testemunhos inéditos de Alexandre Alves da Costa, António Lopes Fernandes e Jorge Constante Pereira.

Agradecimentos: Centro Português de Cinematografia Cineclube do Porto.

Disponível online até dia 26 de fevereiro 2021


Scroll to Top