Rita ou Rito?!… de Reinaldo Ferreira


RITA OU RITO?!…

de Reinaldo Ferreira
com Alves da Costa, Fernanda de Sousa, Alexandre Amores, Alberto Miranda, Manuel Silva.
Portugal, 1927 – 41 min
Mudo com intertítulos em português | M/12

Acompanhamento musical composto e interpretado ao piano por Filipe Raposo.

disponível até dia 26 de fevereiro 2021

RITA OU RITO?… insere-se numa série cómica dirigida por Reinaldo Ferreira para a empresa Repórter X Film, fundada para a produção de O TÁXI N.º 9297, e baseia-se num caso picaresco que, efetivamente, teria ocorrido perto de Aveiro. A ação é, de qualquer forma, deslocada para a povoação de Rio Tinto Maduro: ao Palace Hotel aí localizado chega D. Rita, a nova hóspede e chefe da Estação Telegráfica-Postal. Mas afinal D. Rita é… Rito, o namorado de Gabriela, que através desse disfarce procura escapar à fúria do pai, o Coronel Peixe-Espada.

A partir de um equívoco aparentemente trivial, Reinaldo Ferreira demonstra em RITA OU RITO?…uma faceta inesperadamente hilariante, irresistível, através de mise-en-scène movimentada e ágil, “com princípio, meio e fim, o que é raro suceder nas películas do género que importamos”, como salientou a crítica da altura. O caráter histriónico do travesti, algo na linha de Charlot, funciona inteiramente com os seus originais prolongamentos – um dos quais poderia ser Papousse, em que um ator branco, Alexandre Amores e, no seu sósia, Alves da Costa, pinta a pele de negro, evocando as personagens de Griffith em “O Nascimento de uma Nação” ou o seu contemporâneo Al Jolson em “O Cantor de Jazz”. (José de Matos-Cruz)

O acompanhamento musical foi composto e interpretado ao piano por Filipe Raposo. A gravação e mistura tiveram lugar em 11 e 12 de janeiro de 2018, nos Atlântico Blue Studios, sob a direção de André Tavares.

Este filme foi digitalizado e editado em DVD pela Cinemateca e pode ser adquirido na Livraria Linha de Sombra.

Consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui.

Consulte o ensaio de Ricardo Vieira Lisboa no sítio À Pala de Walsh, aqui.


Scroll to Top