Imagens de Portugal

Portugal em imagens

A Cinemateca Digital inclui atualmente mais de 950 filmes com imagens de todos os distritos de Portugal (incluindo Açores e Madeira) e de 235 concelhos …

Imagens de Portugal

Os primeiros 13 anos do jornal de atualidades Imagens de Portugal (1953 até 1966) estão já disponíveis na Cinemateca Digital. São cerca de 59 horas …

A coleção de imagens em movimento da Cinemateca conta com mais de 40.000 títulos, dos quais cerca de 27.000 correspondem a curtas-metragens, e destas, 14.000 são portuguesas, maioritariamente dos universos da não-ficção (documentários, atualidades, filmes domésticos, filmes industriais e turísticos, de temática colonial, de propaganda política, etc.).
Menos vistos em sala, estes filmes são, no entanto, um capítulo fundamental da história do cinema português do século passado e, graças ao trabalho de preservação e divulgação da Cinemateca ao longo das últimas décadas, têm sido cada vez mais procurados por investigadores especializados, cinéfilos e um público generalista, ou ainda por produtores e realizadores dos chamados “filmes com imagens de arquivo”.
É uma massa de imagens imensa, em grande parte ainda por descobrir, que nos convida a uma descoberta da história de Portugal ao longo do século XX.
Muitos destes filmes estão disponíveis para visualização gratuita na Cinemateca Digital desde 2011. A Cinemateca Digital nasceu da participação portuguesa no projeto European Film Gateway, que funciona como agregador setorial para o portal Europeana.
Desde essa altura, a Cinemateca Digital não parou de crescer com a inclusão de novas representações digitais de filmes para consulta em linha, numa perspetiva de ampliar o acesso ao património fílmico que tem vindo a ser conservado e preservado pela Cinemateca ao longo dos anos.
Assim, a lista de títulos e o universo selecionado têm vindo a alargar-se, estando atualmente disponíveis mais de 900 filmes nesta plataforma, correspondendo a cerca de 212 horas de imagens em movimento.
Em 2021, a iniciativa Gestos & Fragmentos convida o público à (re)descoberta da Cinemateca Digital. Vamos descobrir estas imagens de Portugal?

Scroll to Top