Conversas de Margot Dias com Catarina Alves Costa e Joaquim Pais de Brito


Disponível até 8 de março de 2021

Conversas de Margot Dias com Catarina Alves Costa e Joaquim Pais de Brito
de Catarina Alves Costa
Portugal, 2016 – 26 min
Complemento de Margot Dias: filmes etnográficos (1958-1961), coedição DVD Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema / Museu Nacional de Etnologia (2016)


Entre 1958 e 1961, a antropóloga Margot Dias (1908-2001) realizou 28 filmes em M Moçambique e Angola, pertencentes ao arquivo fílmico do Museu Nacional de Etnologia. Produzidas no contexto das “missões de estudos das minorias étnicas do ultramar português”, dirigidas por Jorge Dias, estas imagens constituem uma das primeiras utilizações do filme etnográfico no âmbito da antropologia portuguesa.

Esta edição inclui todos os filmes realizados naquelas campanhas de pesquisa, assim como a sonorização feita a partir das gravações de som nos mesmos terrenos pela própria Margot Dias. A identificação, a organização temática e a sonorização dos filmes foram asseguradas por Catarina Alves Costa.

O complemento Conversas de Margot Dias com Catarina Alves Costa e Joaquim Pais de Brito apresenta uma entrevista inédita a Margot Dias conduzida em 1996 por Joaquim Pais de Brito, então diretor do Museu Nacional de Etnologia.


Scroll to Top