Conferências P. Adams Sitney: Stan Brakhage (I e II partes)


Adams Sitney, proeminente historiador do cinema de vanguarda, cofundador dos Anthology Film Archives (com Brakhage, Mekas, ou Kubelka), que escreveu intensivamente sobre Brakhage em obras como Visionary Film, Modernist Montage, Eyes Upside Down, The Cinema of Poetry, esteve na Cinemateca para apresentar duas conferências no âmbito da retrospetiva “Stan Brakhage: A Arte da Visão”.


Conferência por P. Adams Sitney – “METÁFORAS DA VISÃO”

Conferências © P. Adams Sitney 

A primeira centrou-se no importante livro de autoria do cineasta, Metaphors on Vision (Film Culture, 1963), de que foi editor. Obra de culto que esteve esgotada durante quarenta anos, Metaphors on Vision teve uma recente reedição pelos Anthology Film Archives e pela Light Industry.P. Adams Sitney abordou o livro no contexto da obra fílmica e do pensamento de Brakhage, bem como na linhagem das polémicas teóricas dos cineastas de vanguarda norte-americanos. No decorrer da conferência foram mostrados vários filmes diretamente relacionados com o livro, nomeadamente: NOTEBOOK (1962, 10′), de Marie Menken – título fundamental da vanguarda norte-americana que teve uma influência determinante no trabalho de Stan Brakhage –, e filmes de Brakhage como BLUE MOSES (1962, 11′), THE DEAD (1960, 11′), excertos de ANTICIPATION OF THE NIGHT (1958, 42′) e MOTHLIGHT (1963, 4′).


Conferência por P. Adams Sitney – “A OBRA de STAN BRAKHAGE”


Uma abordagem sinóptica da extensa obra de Stan Brakhage, no decorrer da qual foram mostrados sete filmes escolhidos entre os mais de trezentos e cinquenta realizados por Brakhage, nomeadamente THE WAY TO SHADOW GARDEN (1954,12’), THIGH LINE LYRE TRIANGULAR (1961, 5’), DOG STAR MAN PART 2 (1973, 7’), THE RIDDLE OF LUMEN (1972, 17’), THE DANTE QUARTET (1987, 4′), VISIONS IN MEDITATION PART 2: MESA VERDE (1989, 17′) e RAGE NET (1988, 0.5’). P. Adams Sitney abordou as conquistas técnicas do realizador, as suas teorias da visão e da criação, assim como as forças que conduziram a mudanças no seu estilo ao longo de cinquenta anos.


Consulte o programa integral
do ciclo A ARTE DA VISÃO
(Clique na imagem)

Scroll to Top