Câmara de filmar 35mm Bell & Howell

Câmara de filmar 35mm
Bell & Howell 2709B
Bell & Howell Company
Chicago, EUA, 1911-1958
Col. CP-MC | GF966


A Bell & Howell 2709B foi a primeira câmara de filmar de 35mm cujo corpo e magasins foram construídos integralmente em metal. O magasin era exterior e ficou conhecido como “de orelhas Rato Mickey” devido à sua forma arredondada. A 2709B tem uma torre rotativa de quatro objetivas que se desloca lateralmente para o operador poder verificar o enquadramento com a objetiva selecionada antes de começar a filmagem.

O exemplar pertencente à coleção da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, com o n.º 75, foi vendido em 2/10/1915 à Balboa Amusement Production Company (Long Beach, Califórnia) juntamente com um conjunto de objetivas e de acessórios. Os Balboa Studios foram fundados em 1913 por Herbert M. Horkeimer, que os comprou a Edison e os atualizou tecnologicamente. Entre 1918 e 1923, foram os estúdios independentes mais produtivos dos Estados Unidos, chegando a albergar mais de quarenta produtoras. No pico da sua atividade ocuparam vinte edifícios, alguns deles destinados ao maior laboratório da costa Oeste dos EUA. Passaram por estes estúdios atores como Buster Keaton, Pearl White, Mabel Normand, Roscoe “Fatty” Arbuckle e Baby Marie Osborne, bem como os realizadores William Desmond Taylor, Henry King e Thomas Ince.

Ao que se sabe, foram construídos cerca de 1500 exemplares do modelo 2709B, um dos mais usados nos estúdios norte-americanos. Depois da Primeira Guerra Mundial, a B&H destronou mesmo a Pathé Professionnelle, até ali a câmara preferida dos operadores americanos.

Scroll to Top